4 dicas para combater a caspa
- hair group medical
- 16 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, é um tipo de inflamação na pele bastante comum, que afeta principalmente o couro cabeludo.
Embora não cause dor, essa condição costuma gerar bastante incômodo do ponto de vista estético. Sendo assim, pessoas que sofrem com ela estão sempre em busca de soluções para amenizar o problema.
Se esse é o seu caso, temos uma boa notícia: alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença! Ao longo do texto, falaremos mais sobre eles.
Principais causas e sintomas
Antes de apresentar as medidas que podem ser tomadas para combater a caspa, é importante explicar que a causa deste tipo de inflamação não é totalmente conhecida pelos especialistas.
Porém, já existe um consenso sobre algumas situações que podem contribuir com o seu aparecimento ou piora, como:
Excesso de oleosidade na pele;
Uso de medicamentos específicos;
Estresse emocional;
Sistema imune enfraquecido.
Seja qual for a causa raiz, os sintomas costumam ser muito parecidos: descamação da pele, manchas amareladas ou esbranquiçadas no couro, vermelhidão e, alguns casos, coceira na área afetada.
Vale dizer, ainda, que a dermatite seborreica não atinge apenas o couro cabeludo. Outras regiões oleosas da pele, como as laterais do nariz, sobrancelhas, barba ou bigode também podem ser acometidas.
Lidando com a caspa
Se você se identificou com os sintomas que apresentamos acima, há alguns cuidados simples que podem ser adotados a fim de tratar e até mesmo evitar que a caspa se torne um problema recorrente.
São eles:
1. Evitar água quente
Lavar os com água muito quente pode causar excesso de oleosidade – o que, por sua vez, é um dos fatores que desencadeiam o surgimento de caspas.
O segredo, portanto, está em optar por água fria ou morna sempre que possível!
2. Controlar o estresse
Como já dissemos, os fatores emocionais também estão por trás dos problemas que afetam o couro cabeludo. E isso vale não apenas para a caspa, mas também para outras condições, como a calvície.
Buscar uma forma mais equilibrada de levar a vida pode trazer muitas vantagens para a saúde do seu cabelo – e do seu corpo e mente, como um todo.
3. Usar o condicionador da forma correta
Se você tem o costume de aplicar condicionador ou máscara de hidratação próximo à raiz do cabelo, está na hora de repensar essa prática!
Quando resíduos desses produtos se acumulam no couro cabeludo, eles podem provocar excesso de oleosidade. A dica, neste caso, é focar principalmente nas pontas dos cabelos!
4. Adotar produtos anticaspa
Uma vez instalada, a dermatite seborreica pode ser controlada com a ajuda de produtos específicos, como os famosos shampoos anti-caspa. Mas, antes de escolher um, é importante passar pela avaliação de um dermatologista.
É ele quem irá diagnosticar corretamente o problema e prescrever o produto mais indicado para o seu caso. Em algumas situações, inclusive, pode ser necessário até mesmo prescrever soluções tópicas que contêm ácido salicílico, antifúngicos ou corticóides.
A Clínica HAIR GROUP MEDICAL conta com uma equipe especializada em tratar as principais condições que afetam o couro cabeludo. Para saber mais sobre nossos serviços, clique aqui e agende uma avaliação!
Comments