Ver os fios caindo em excesso é um problema capaz de preocupar qualquer pessoa. Afinal, o cabelo tem uma ligação direta com a nossa autoestima, além de cumprir com o importante papel de proteger o couro cabeludo.
O fato é que a queda capilar, também conhecida como calvície ou alopecia, pode ser desencadeada por diferentes motivos. E a boa notícia é que alguns deles estão sob o nosso controle.
Quer saber quais são os hábitos que podem contribuir com a saúde do seu cabelo? Então siga com a leitura!
1. Alimentação
A má alimentação está entre as possíveis causas da queda capilar.
Sendo assim, uma das formas de prevenir o problema é adotando uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais que contribuem com o fortalecimento dos fios.
Entre as opções bem-vindas, destacam-se peixes, sementes, frutas cítricas e alimentos que são fonte de vitamina A, como cenouras, tomate, beterraba e espinafre.
2. Produtos químicos
Quando usados em excesso, alguns produtos químicos também podem contribuir com a queda de cabelo – especialmente em pessoas que já estão com os fios mais frágeis.
A dica aqui é ter equilíbrio e dar um tempo nos procedimentos caso note uma queda capilar acentuada. Escolher produtos de qualidade e só usá-los com o apoio de profissionais sérios também faz toda a diferença!
3. Estresse
O estresse é capaz de comprometer a nossa qualidade de vida de muitas formas. E, entre as consequências dele, está a queda de cabelo.
Isso significa que tentar levar uma vida mais equilibrada e adotar técnicas que contribuem com a saúde mental, como praticar atividades físicas regularmente e meditar, também podem impactar na saúde dos fios.
4. Danos térmicos
Submeter o cabelo a altas temperaturas, com freqüência, é outro hábito que pode danificar os fios e provocar a queda deles em excesso.
Sendo assim, todo cuidado é pouco no uso de aparelhos como a chapinha, cacheadores de cabelos e secador. Aqui, mais uma vez, o segredo está no equilíbrio e no uso correto dos produtos.
Saiba quando procurar ajuda
Além de colocar as dicas acima em prática, também é importante saber identificar os primeiros sinais da calvície. Afinal, nem toda queda de cabelo é um problema.
É normal, por exemplo, perdemos entre 100 a 150 fios diariamente. Mas, acima desse número, é importante ficar atento.
Outros sinais que podem indicar o problema são:
Surgimento de falhas no couro cabeludo. Em homens, isso se manifesta principalmente por meio das famosas entradas perto da testa;
Afinamento dos fios, especialmente no topo da cabeça;
Diminuição do volume capilar;
Couro cabeludo aparente após o banho.
Ao notar um ou mais desses sintomas, é fundamental buscar ajuda especializada a fim de tratar o quadro e evitar que ele se agrave.
Atualmente, é possível contar com boas opções de tratamentos para a queda de cabelo, como é o caso do transplante capilar. Caso queira saber mais ou tirar dúvidas, conte com a equipe da Clínica HAIR GROUP MEDICAL!
Comments