Além de cumprir com um papel importante de proteger o couro cabeludo, o cabelo também possui um impacto direto em nossa autoestima. E isso, por sua vez, está totalmente atrelado ao quão saudável os fios estão.
Sabendo disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a manter a saúde e a beleza do seu cabelo sempre em dia. Acompanhe!
Cuide da sua alimentação
O cabelo precisa de nutrientes específicos para crescer forte e saudável. E a boa notícia é que esses nutrientes podem ser obtidos por meio de uma alimentação equilibrada.
Alimentos ricos em zinco, ferro, cálcio, vitamina C, ômega 3, queratina e potássio são especialmente benéficos nesta frente. Portanto, vale a pena incluí-los no prato!
Tenha prudência no uso da chapinha & Cia
O uso de chapinhas, modeladores de cachos e secadores em excesso podem ser prejudiciais para a saúde capilar, já que aumentam as chances de quebra e de ressecamento.
Além da moderação, é importante usar produtos que auxiliam na proteção térmica do cabelo durante o uso desses equipamentos.
Evite água muito quente
Assim como a chapinha e o secador, a água quente também pode favorecer o ressecamento dos fios. Afinal, a alta temperatura impacta na umidade natural presente nas fibras capilares.
Além disso, lavar o cabelo com água em alta temperatura também pode causar excesso de oleosidade – o que, por sua vez, favorece o surgimento de caspas.
Por mais tentador que seja, o segredo é optar pela água morna ou fria!
Cuide do couro cabeludo
A saúde dos nossos cabelos também demanda que você dedique um tempo para cuidar do couro cabeludo. Uma boa dica nesta frente é sempre massagear essa parte da cabeça.
Essa é uma prática que estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, favorece o crescimento saudável dos fios.
Busque ajuda especializada a qualquer sinal de alerta
Por último, mas não menos importante, é fundamental que você esteja atento a qualquer indício de que há algo de errado com a sua saúde capilar e sempre busque a ajuda de um especialista na área, como dermatologistas e tricologistas, caso isso ocorra.
Entre os sintomas que sinalizam a necessidade de passar pela avaliação de um profissional, destacam-se:
Descamação, vermelhidão e coceira no couro cabeludo;
Queda excessiva de cabelo (ou seja, acima de 150 fios por dia);
Surgimento de manchas branca, castanhas, amareladas e rosas na região capilar;
Surgimento de falhas no couro cabeludo;
Afinamento dos fios, especialmente no topo da cabeça;
Diminuição do volume capilar.
Os sinais mencionados acima podem estar associados a diferentes doenças do couro cabeludo. O diagnóstico correto, que é feito por meio de uma avaliação minuciosa, é o primeiro passo para dar início a um tratamento assertivo e recuperar a saúde dos fios o quanto antes.
Aqui na Clínica Hair Group Medical, nós contamos com profissionais aptos para diagnosticar e tratar os principais problemas que afetam a saúde capilar. Para mais informações, clique aqui e fale com a nossa equipe!
コメント