Você sabia que os alimentos que ingerimos podem impactar diretamente na saúde do nosso cabelo?
Isso mesmo: o que escolhemos colocar no prato afeta o nosso organismo de forma geral e reverbera, também, no aspecto dos fios, podendo contribuir tanto com o crescimento quanto com a queda deles.
Em resumo, o cabelo precisa de muitos nutrientes para crescer forte e saudável. E esses nutrientes, por sua vez, podem ser encontrados em abundância em alguns alimentos.
Quer saber quais são eles? Então dê uma olhada:
Queratina
Se você já usou algum produto capilar à base de queratina, deve lembrar que essa proteína é uma das principais fontes de nutrição dos fios. Mas, o que muitos não sabem, é que também é possível obtê-la por meio da alimentação.
Entre os alimentos que se destacam nesta frente, estão: carnes, peixes, ovos, feijão e leite.
Zinco, ferro e cálcio
Esses três minerais são especialmente importantes para o fortalecimento capilar, o que ajuda a evitar tanto a queda quanto a quebra dos fios.
Entre os alimentos ricos em ferro estão as carnes vermelhas em geral, feijão e vegetais verdes escuros, como o espinafre e a couve.
O zinco, por sua vez, pode ser encontrado no chocolate amargo, grão-de-bico, nozes e castanhas. Já a soja, o brócolis, a linhaça, a chia e o leite são excelentes fontes de cálcio.
Vitamina C
Além de contribuir com o fortalecimento dos fios, a vitamina C também proporciona brilho ao cabelo.
A melhor forma de obtê-la é por meio das frutas cítricas, como laranja, morango, tangerina, kiwi e limão.
Ômega 3
Os ácidos graxos presentes no Ômega 3 nutrem os folículos pilosos, estruturas nas quais nascem os cabelos ou pêlos.
Na lista de alimentos que são ricos neste tipo de gordura boa, estão: peixes, ovo, oleaginosas, azeite e sementes.
Potássio
O potássio é responsável por controlar a quantidade de água nos fios e, portanto, também deve estar presente na sua alimentação.
Isso pode ser feito por meio do consumo de banana, sementes de girassol, beterraba, frutas secas, batata-doce e folhas de coloração verde escura.
Atenção: nem sempre os problemas capilares estão relacionados à alimentação
Embora uma alimentação mais equilibrada possa contribuir positivamente com a saúde do cabelo, vale lembrar que ela é apenas um dos pilares de sustentação.
Alguns problemas capilares, como a calvície, podem surgir por uma série de outros motivos, como estresse, danos térmicos, questões hormonais, traumas, distúrbios na tireoide, entre outros.
Sendo assim, é fundamental buscar ajuda especializada e investigar a fundo o que pode estar causando a queda acentuada dos fios antes de iniciar qualquer tipo de ação para contorná-la. Afinal, cada causa demanda um tipo de tratamento.
Entre os sintomas que indicam a necessidade de uma avaliação médica, destacam-se: afinamento dos fios, diminuição do volume capilar, surgimento de falhas no couro cabeludo, perda de mais de 150 fios de cabelo por dia.
Commentaires