Ainda que seja a forma mais comum de calvície, afetando cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos, a alopecia androgenética ainda é um assunto que levanta muitas dúvidas – principalmente com relação às possibilidades de tratamento.
Estudos recentes mostram que essa condição, marcada pela perda progressiva de cabelo, pode ter um impacto significativo na autoestima e na saúde emocional dos pacientes. Não é de se estranhar, portanto, que tantas pessoas queiram saber mais sobre o assunto.
Se esse é o seu caso, chegou a hora de entender o que causa esse tipo de calvície e quais as alternativas para tratá-lo. Acompanhe!
O que é alopecia androgenética?
A alopecia androgenética é uma condição causada por uma combinação de fatores genéticos e hormonais, como a sensibilidade dos folículos capilares ao hormônio dihidrotestosterona (DHT).
O DHT é um derivado da testosterona que se liga aos receptores no folículo capilar e causa sua miniaturização, levando a uma perda de cabelo gradual.
Essa perda, por sua vez, geralmente começa na frente da cabeça e na coroa, podendo progredir para outras áreas do couro cabeludo.
Como tratar a Alopecia androgenética?
Atualmente, existem diferentes tratamentos que podem ser adotados por pacientes diagnosticados com alopecia androgenética. Na sequência, apresentaremos os principais:
Medicamentos
A finasterida e minoxidil são os medicamentos mais comuns usados para tratar esse tipo de calvície.
Enquanto o primeiro inibe a produção de DHT e ajuda a prevenir a perda de cabelo adicional, o segundo é um vasodilatador que melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando a estimular o crescimento do cabelo.
Terapias não-invasivas
As terapias não-invasivas incluem tratamentos capilares com laser, massagem do couro cabeludo e suplementos nutricionais. Em geral, elas têm como objetivo melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que pode contribuir para a estimulação do crescimento dos fios.
Transplante capilar
Por fim, temos o que é considerado hoje o padrão ouro no tratamento da alopecia androgenética: a cirurgia de transplante capilar.
Neste procedimento, os folículos capilares saudáveis do próprio paciente são transplantados da área da nuca para a área calva, o que resulta em um crescimento de cabelo permanente e bastante natural.
Considerações finais
Como você viu até aqui, a alopecia androgenética é uma condição bastante comum, que pode afetar significativamente a autoestima e a saúde emocional dos pacientes. Ela é causada por uma combinação de fatores genéticos e hormonais, mas também pode ser agravada por fatores ambientais.
A boa notícia é que já existem tratamentos bastante eficazes no controle deste problema. Porém, antes de optar por um, é fundamental passar pela avaliação de um especialista no assunto, incluindo dermatologistas, tricologistas e cirurgiões plásticos.
Somente eles é que poderão avaliar a sua condição a fundo, entender a causa raiz do problema e, a partir de então, aconselhá-lo sobre a abordagem que mais se adaqua ao caso.
Aqui na Clínica Hair Group, contamos com um time de médicos experientes em tratamentos capilares. Acesse nosso site e saiba mais!
Comments