Alopecia ou falha na barba: o que é e como tratar?
A barba começa a ser produzida aproximadamente dois anos após o início da puberdade. O seu formato e densidade dependem muito da herança genética e características étnicas da pessoa, podendo variar bastante de indivíduo para indivíduo.
Algumas regiões podem apresentar uma falha congênita, ou seja, que já nascem com a pessoa. Porém, a alopecia areata, doença caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos em outras partes do corpo, também pode afetar a barba.
A partir de agora, vamos trazer mais informações sobre este assunto. Acompanhe!
O que é a alopecia areata?
A alopecia areata é uma doença inflamatória que causa a queda de cabelo em áreas específicas do corpo. Ela atinge mais comumente o couro cabeludo, mas também pode afetar outras áreas pilosas, como sobrancelhas, cílios e barba.
O que é a falha na barba?
A falha na barba, por outro lado, refere-se a áreas na barba onde os pelos não crescem ou crescem de forma irregular, criando espaços vazios ou desigualdades na barba. Ela pode ser causada por uma série de fatores e, como já mencionamos antes, até mesmo ser congênita.
O que fazer nesses casos?
Tanto a alopecia quanto a falha na barba podem ser condições preocupantes para muitos homens, principalmente quando impactam a autoestima dele.
A boa notícia é que existem várias opções de tratamento disponíveis para estimular o crescimento de pelos em casos como esse, incluindo desde medicamentos tópicos, como o minoxidil, até procedimentos mais invasivos.
Ainda que os fios da barba tenham uma espessura maior em comparação ao dos cabelos, isso não impede que o transplante capilar também seja indicado para corrigir falhas e baixa densidade de pelos nessa área do rosto.
Neste caso, as unidades foliculares são extraídas (uma a uma) da nuca e da submandibular do paciente, para logo em seguida serem implantados na área receptora – que geralmente inclui a região da barba, bigode e cavanhaque.
Cerca de três meses após o procedimento, os novos fios começam a nascer e crescer normalmente, o que confere um resultado bem natural ao final de todo o processo.
A cirurgia é feita por meio de pequenas incisões (geralmente menores do que 1 mm), tanto na área doadora quanto na área receptora, que não deixam cicatrizes lineares.
Quem pode realizar o transplante de barba?
De modo geral, o transplante de barba é indicado para homens que possuem falhas na barba ou que não têm pelo na face, desde que possuam uma área capilar suficiente para a retirada dos fios que serão implantados.
Em todo caso, é fundamental consultar um tricologista ou cirurgião plástico especializado em tratamento capilar para determinar a melhor abordagem a ser seguida.
Caso queira saber mais sobre o transplante de barba ou agendar uma avaliação, os especialistas em saúde capilar da Clínica Hair Group Medical estão à disposição. Clique aqui e fale com o nosso time!
Comentários