top of page
Foto do escritorhair group medical

Calvície: entenda os sintomas e possíveis causas

Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a calvície é um problema que afeta cerca da metade dos homens até 50 anos de idade. Além disso, estima-se que mais de 40 milhões de brasileiros convivam com a condição atualmente.

Diante de números tão alarmantes, é natural que muitas pessoas queiram saber mais sobre o assunto. Por isso, preparamos esse conteúdo explicativo sobre a calvície, suas principais características e possíveis causas.

Para ampliar os seus conhecimentos, siga com a leitura!

O que é calvície?

Apesar de muita gente já saber a resposta para essa pergunta, vale a pena trazer uma explicação mais aprofundada.

Segundo definição do Ministério da Saúde, a alopecia – popularmente conhecida como calvície – é uma condição caracterizada pela ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total.

Apesar de ser um problema que afeta mais os homens, já que a queda dos fios está diretamente relacionada à presença dos hormônios sexuais masculinos (como a testosterona), os casos de calvície também podem acometer as mulheres.

Quais os sintomas da calvície?

Seja no caso da calvície masculina ou feminina, o mais importante é saber identificar os primeiros sinais deste problema capilar e buscar a ajuda de um especialista o quanto antes, a fim de evitar que ele se agrave.

Por isso, fique atento se notar:

  1. Perda excessiva de fios de cabelo por dia (normalmente, perdemos entre 100 a 150 fios diariamente. Acima desse número, é importante ficar de olho);

  2. Surgimento de falhas no couro cabeludo. Em homens, isso se manifesta principalmente por meio das famosas entradas perto da testa;

  3. Afinamento dos fios, especialmente no topo da cabeça;

  4. Diminuição do volume capilar;

  5. Couro cabeludo aparente após o banho.

O que está por trás da calvície?

Como dissemos anteriormente, a queda dos fios está diretamente relacionada à presença dos hormônios sexuais masculinos. Porém, essa não é a única causa que favorece o surgimento da alopecia.

No geral, a perda de cabelos também pode ser ocasionada por questões hereditárias, infecções provocadas por fungos ou bactérias, traumas (como queimaduras), excesso de oleosidade, uso de produtos químicos, distúrbios da tireóide, má alimentação e até mesmo estresse.

Essa variedade de causas possíveis reforça, mais uma vez, a importância de buscar ajuda especializada assim que algum sintoma aparecer. Afinal, identificar o que está causando o problema é fundamental para que o tratamento correto seja indicado!

Como tratar a calvície?

Graças aos avanços da medicina, atualmente é possível contar com boas opções de tratamentos para a queda de cabelo, como é o caso do transplante capilar.

A técnica se destaca, principalmente, por proporcionar um resultado bastante duradouro e natural, além de ser totalmente segura e minimamente invasiva.

Se você quer conhecer mais sobre o transplante capilar e outros tipos de tratamentos para alopecia, nós temos um conteúdo específico sobre esse assunto. Clique aqui e confira!

Em casos de dúvida, conte com a equipe da Clínica HAIR GROUP MEDICAL!

6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page