Atualmente, o transplante capilar figura entre as cirurgias plásticas mais realizadas entre o público masculino. Para se ter uma ideia, estima-se que a busca por este tipo de procedimento cresceu em 85% durante a pandemia – mais precisamente, entre junho de 2020 a junho de 2021.
Mesmo diante da alta procura, muitos homens ainda têm dúvidas sobre como o transplante capilar funciona, quais são os tipos e quem são as pessoas elegíveis para o tratamento.
Se esse é o seu caso, reunimos neste artigo algumas informações que visam esclarecer o assunto de uma vez por todas. Vamos começar?
Primeiramente, o que é transplante capilar?
O transplante capilar é uma cirurgia plástica que consiste na implantação de folículos pilosos (estruturas nas quais nascem os cabelos ou pêlos) em áreas calvas.
Em outras palavras, durante o procedimento é feita a retirada de fios de cabelo de uma determinada área do paciente, denominada “área doadora”. Na sequência, esses mesmos fios são implantados, um a um, nas áreas onde não existe cabelo ou onde há uma menor densidade.
Quando isso é feito, o cabelo volta a crescer nas áreas que receberam o transplante (denominadas “áreas receptoras”) de forma bastante natural, resgatando a autoestima e a confiança dos pacientes.
Entre as técnicas de transplante capilar mais utilizadas, está a FUE. A sigla significa “Follicular Unit Extraction” ou “Extração de unidade folicular”, em português. Na sequência, explicaremos como ela funciona.
O passo a passo da técnica FUE
O método de transplante capilar FUE surgiu nos Estados Unidos, mas já se tornou bastante conhecido no Brasil, principalmente por ser um procedimento minimamente invasivo, que é indolor, não exige internação e que não deixa cicatrizes lineares.
A cirurgia começa pela identificação das áreas doadoras (onde serão retirados os folículos saudáveis) e receptoras (onde os fios serão implantados). Então, é feita a aplicação da anestesia local, para garantir o máximo de conforto ao paciente.
Na sequência, os folículos capilares são extraídos da área doadora através de múltiplas pequenas incisões (geralmente menores do que 1mm). Posteriormente, eles são posicionados um a um na zona receptora do couro cabeludo, também por meio de pequenos cortes, de acordo com o cabelo de cada paciente.
O procedimento dura em torno de 8h e os resultados podem ser observados dentro de aproximadamente 1 ano, que é o tempo que leva para o novo cabelo começar a crescer.
Para quem o transplante capilar FUE é indicado?
Agora que você já sabe como o transplante capilar funciona, deve estar se perguntando se esse procedimento é para você, certo? Então vamos lá…
No geral, a cirurgia é indicada para homens e mulheres que possuem calvície (ou alopecia androgenética), bem como para aqueles que perderam cabelo após uma queimadura ou ferimento.
No entanto, nem todas as pessoas que pertencem a esses grupos são elegíveis para o FUE. Há algumas patologias, como a perda em todo o couro cabeludo ou a alopecia areata grave, que podem interferir nos resultados e que, portanto, são incompatíveis com o tratamento.
Por isso, antes de realizar o transplante capilar, o mais indicado é passar pela avaliação de um especialista, que analisará o seu caso individualmente e indicará a solução mais adequada.
A Clínica HAIR GROUP MEDICAL conta com médicos tricologistas e cirurgiões especializados em transplante capilar FUE. Para saber mais, clique aqui e fale com o nosso time.
Type your email…
Subscribe
Comments