top of page
Foto do escritorhair group medical

Como funciona o pré-operatório do transplante capilar?

Toda cirurgia estética demanda alguns cuidados prévios específicos. E, embora o transplante capilar seja um procedimento minimamente invasivo, essa regra também se aplica a ele.

Antes da cirurgia em si, é importante que o paciente passe por uma avaliação detalhada junto ao médico especialista em transplante capilar, tire todas as dúvidas e siga as orientações passadas por ele à risca.

Ficou curioso (a) para saber mais detalhes do pré-operatório e entender que orientações são essas? Então siga com a leitura!

Consulta inicial

Como já explicamos em outros posts aqui do Blog, a calvície possui diferentes causas, que vão desde questões genéticas e hormonais até fatores relacionados à má alimentação e estilo de vida.

Sendo assim, é importantíssimo avaliar a raiz do problema antes de determinar qual é o tipo de tratamento mais adequado. Afinal, o transplante capilar é apenas uma das opções de tratamento para a queda de cabelo.

O primeiro passo dessa jornada, então, é passar por um mapeamento médico aprofundado, por meio do qual o especialista avaliará o que de fato está provocando a queda acentuada dos fios e confirmará se o transplante capilar é o método mais adequado.

Se esse for o caso, o médico então definirá junto ao paciente quais são os detalhes estéticos da cirurgia, explicará o procedimento passo a passo e tirará todas as dúvidas que possam surgir.

Entendendo as indicações do transplante de fios

Aqui, vale à pena abrir um parêntese para explicar em quais situações o transplante capilar é recomendado:

Em geral, a cirurgia é indicada para homens e mulheres que sofrem com a calvície e não conseguiram superar o problema com a ajuda de outros tratamentos, como o uso de remédios e loções específicas.

Além disso, ele também pode ser feito quando a perda de cabelo resulta de queimaduras, acidentes e procedimento cirúrgicos que deixaram cicatrizes no couro cabeludo.

É importante dizer que, como o transplante capilar utiliza os folículos capilares do próprio paciente, é fundamental possuir uma quantidade significativa de fios saudáveis para passar pela técnica.

Além disso, há algumas patologias que são incompatíveis com o transplante capilar e que, portanto, devem ser levadas em consideração. Pessoas que possuem alopecia areata grave, por exemplo, não possuem indicação para realizar a cirurgia.

Cuidados pré-operatórios

O transplante capilar é um procedimento minimamente invasivo. Mas, ainda assim, ele demanda alguns cuidados específicos.

Por se tratar de uma intervenção cirúrgica, mesmo que de pequeno porte, é importante que o paciente realize alguns exames de preparo para o transplante. Entre eles, os mais solicitados são o hemograma completo e o ecocardiograma.

Para além do check-up, outras recomendações são feitas:

  1. Suspender temporariamente o consumo de substâncias que podem influenciar negativamente no procedimento, como o tabaco e bebidas alcoólicas;

  2. Evitar a ingestão de comidas gordurosas na véspera da cirurgia e realizar jejum de 8 horas;

  3. Informar a equipe médica sobre toda medicação de uso contínuo, para que seja possível avaliar os riscos de interação medicamentosa;

  4. Relatar, antecipadamente, qualquer enfermidade que possa resultar no adiamento do transplante.

Pronto, agora você já sabe como funciona a preparação para o transplante capilar! Caso também queira saber quais são os cuidados que devem ser tomados depois da cirurgia, confira nosso conteúdo sobre pós-operatório!

8 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page