A queda de cabelo costuma ser um problema frustrante tanto para homens quanto para mulheres. E embora ela seja comum, é importante lembrar que existem algumas medidas capazes de preveni-la e, principalmente, tratá-la.
Antes de falarmos sobre tais medidas, queremos fazer um adendo: grande parte dos casos de calvície tem origem genética e requerem cuidados e acompanhamentos ainda mais específicos.
Porém, a perda excessiva de fios também pode estar atrelada a fatores nutricionais, emocionais e comportamentais. É justamente nessas situações que as dicas listadas abaixo podem fazer bastante diferença:
1. Tenha uma dieta saudável
A alimentação desempenha um papel importante na prevenção da queda de cabelo, tendo em vista que a deficiência de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, podem comprometer a saúde dos fios.
Neste contexto, incluir alimentos como carne magra, ovos, peixe, frutas e vegetais na dieta diária, faz toda a diferença.
2. Evite penteados apertados
Penteados muito apertados, como tranças, rabos de cavalo e coques, tendem a puxar o cabelo e causar tensão no couro cabeludo. O, por sua vez, pode levar à quebra e à queda dos fios.
Se você possui esse hábito e notou que o seu cabelo está caindo mais do que o normal, experimente adotar penteados mais soltos.
3. Use produtos capilares adequados
O uso de produtos capilares inadequados para o seu tipo de cabelo também pode causar danos ao couro cabeludo, levando à queda de cabelo.
Certificar-se de usar produtos capilares de qualidade e adequados para o seu perfil, bem como evitar o uso excessivo de produtos químicos no cabelo, como tinturas e relaxantes, são medidas que ajudam a minimizar os problemas nesta frente.
4. Controle o estresse
Como dissemos antes, o estresse é um dos fatores que contribuem para a queda de cabelo. Por isso, encontrar maneiras de ter uma vida mais equilibrada, como praticar meditação e ter uma boa rotina de sono, também pode favorecer a saúde capilar.
5. Evite o tabagismo
O tabaco contém produtos químicos conhecidos por danificarem o cabelo e o couro cabeludo. Além disso, fumar também tende a afetar a circulação sanguínea, o que pode prejudicar o crescimento saudável dos fios.
Embora evitar o tabagismo seja uma recomendação geral, quem tem casos de calvície na família deve redobrar ainda mais a atenção, tendo em vista que o cigarro pode acelerar o problema.
6. Consulte um médico
Se você está experimentando uma queda de cabelo significativa, não deixe de consultor um médico especializado no assunto, como tricologistas, dermatologistas e cirurgiões focados em transplante capilar.
Eles são os melhores profissionais para identificar a causa raiz da sua condição e prescrever o tratamento mais adequado para ela, evitando que o quadro se agrave ainda mais. Afinal, a queda de cabelo pode ser um sinal de uma condição médica subjacente.
Aqui na Clínica Hair Group Medical, nós contamos com um time de especialistas em saúde capilar, bem como uma infraestrutura moderna para atender aos pacientes que sofrem com a queda de fios. Caso queira saber mais sobre nossos serviços, entre em contato!
Comments