top of page
Foto do escritorhair group medical

Como é o pós-operatório do transplante capilar?

Quando o assunto é transplante capilar, uma das principais dúvidas que surgem é referente ao pós-operatório.

Por se tratar de uma cirurgia plástica, muitos pacientes associam o procedimento a um longo período de recuperação.

Mas, como o método é feito por meio de incisões bem pequenas, eliminando a necessidade da cicatriz linear, o pós-operatório costuma ser bem tranquilo e confortável.

Quer saber mais detalhes? Então siga com a leitura!

Primeiras horas após o procedimento

Assim que o transplante capilar é finalizado, o paciente permanece na clínica até se recuperar da anestesia/sedação. Na sequência, ele recebe as recomendações do médico para enfim ir para casa (de preferência, sem dirigir).

Uma das principais orientações logo após a cirurgia é evitar abaixar a cabeça ou fazer qualquer esforço, bem como tomar os medicamentos prescritos pelo médico para alívio das dores.

Além disso, o paciente deve dormir de barriga virada para cima nos primeiros dias, com a cabeça elevada, para evitar a formação de edemas e o atrito direto do travesseiro.

O inchaço na região que recebeu os fios é mais comum nas 48h primeiras horas após o procedimento. Caso ele surja, é permitido fazer compressas de água fria na testa para aliviar o desconforto.

Higienização

A higiene também é uma etapa muito importante do pós-operatório. Por isso, a primeira lavagem de cabeça é feita na clínica, geralmente no dia seguinte, para que o paciente entenda o passo a passo correto.

Afinal, há produtos específicos que devem ser usados por um período determinado, bem como práticas que devem ser evitadas (como usar água quente, por exemplo).

Nos primeiros dias após a cirurgia, a formação de crostas no couro cabeludo é bastante comum. Mas o paciente não deve removê-las, pois elas caem naturalmente conforme o cabelo vai sendo lavado.

Cuidados adicionais

Para além das orientações citadas acima, há alguns cuidados complementares que devem ser tomados para a plena recuperação:

  1. Tomar bastante líquido;

  2. Usar uma toalha de banho exclusiva para secar a cabeça e trocá-la frequentemente;

  3. Sempre lavar as mãos antes de colocá-la na cabeça;

  4. Evitar calor intenso na região, bem como exposição solar, por X dias;

  5. Não frequentar piscina e mar por X meses após a cirurgia;

  6. Não usar chapéu ou boné muito apertados;

  7. Evitar atividades físicas intensas por X dias.

Com cerca de 6 meses, já é possível notar um pouco do crescimento dos cabelos implantados. No entanto, o resultado final só pode ser observado dentro de aproximadamente 12 meses, que é quando os novos fios terão nascido por completo.

Lembrando que, antes de realizar qualquer tratamento para a calvície, é fundamental passar por uma avaliação criteriosa junto a um especialista no assunto, a fim de analisar qual é a técnica mais indicada para o seu caso.

A Clínica HAIR GROUP MEDICAL conta com cirurgiões especializados em transplante capilar. Para tirar dúvidas sobre o procedimento em si e saber mais sobre o pós-operatório, clique aqui e fale com o nosso time.

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page