Muito provavelmente você não saiba, mas existem pelo menos 2.500 causas diferentes que podem desencadear problemas capilares.
O assunto é tão complexo que existe até mesmo uma área de estudo dedicada exclusivamente a ela: a tricologia.
Embora a lista de doenças capazes de afetar o couro cabeludo seja vasta, há algumas que são mais comuns e é justamente sobre elas que queremos conversar com você no post de hoje.
Quer saber mais? Então confira a lista que preparamos:
1. Dermatite seborreica
Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica é uma inflamação na pele que atinge principalmente o couro cabeludo e a região das sobrancelhas, causando descamação, vermelhidão e coceira.
Apesar de a sua causa não ser totalmente conhecida, a caspa pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, que vão desde estresse emocional a alergias. Além disso, a presença de um fungo chamado Pityrosporum ovale também pode provocar a doença.
2. Foliculite
Esse é o nome dado à inflamação dos folículos pilosos (estrutura responsável pela produção e crescimento do pelo e/ou fio de cabelo).
Normalmente, essa condição é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica. Mas ela também pode ser causada devido à inflamação de pelos encravados.
Quando é superficial, a foliculite caracteriza-se pela presença de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus. Quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, por sua vez, pode haver a formação de furúnculos.
3. Queda de cabelo
Queda de cabelo, calvície ou alopecia… Os nomes podem até mudar, mas eles fazem referência ao mesmo problema: a ausência, rarefação ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos do corpo (seja em apenas uma região ou de forma total). Atualmente, estima-se que a calvície afeta cerca de 42 milhões de brasileiros (sendo mais comuns em homens, a partir dos 50 anos), estando ligada a causas genéticas, hormonais e ambientais.
Apesar de não existir cura, há tratamentos altamente bem-sucedidos para a condição, como é o caso do transplante capilar FUE.
4. Psoríase
É uma doença de pele inflamatória, crônica e não contagiosa, que causa lesões avermelhadas e descamativas (geralmente em placas). Além de afetar o couro cabeludo, ela também pode surgir em outros locais do corpo, como joelhos e cotovelos.
Para além da questão genética, há outros fatores que também podem favorecer o surgimento da psoríase, como o estresse e o uso de medicamentos específicos.
5. Pitiríase
Por último temos a pitiríase, uma doença erupção cutânea que acomete a pele. Quando surge na região capilar, ela causa desde coceira e descamação até queda capilar intensa.
Ela é caracterizada pelo surgimento de manchas na região, que podem ter diferentes colorações (branca, castanhas, amareladas e rosas).
Quem procurar ao notar um problema relacionado à sua saúde capilar?
Como você viu até aqui, existem diversos tipos de doenças capilares.
Mas, o mais importante que você deve ter em mente é o seguinte: ao identificar qualquer problema nesta frente, como queda de cabelo, inflamações ou descamações decorrentes, é fundamental buscar a ajuda de um especialista.
O profissional mais indicado para avaliar o seu caso, realizar o diagnóstico correto e recomendar o tratamento mais adequado é o médico tricologista. Para saber mais sobre essa especialidade, recomendamos que clique aqui e confira o artigo que produzimos sobre o assunto!
Comments