Estima-se que, atualmente, ao menos 42 milhões de brasileiros sejam afetados pela calvície – um distúrbio que se caracteriza pela perda gradual e progressiva de cabelos, impactando bastante a autoestima de quem convive com ele.
Apesar de esse ser um problema capilar bastante conhecido, que afeta tanto homens quanto mulheres, muitas pessoas não fazem ideia de que nem toda calvície é “igual”. Na realidade, existem vários tipos desta condição, cada um com suas próprias causas e tratamentos.
Ao longo deste artigo, vamos explicar quais são elas!
Tipos mais comuns de calvície
Alopecia androgenética: é o tipo mais comum de calvície. Ela é causada por uma combinação de fatores genéticos e hormonais, sendo mais propensa em homens do que em mulheres.
Alopecia areata: é uma condição inflamatória, autoimune. Neste caso, o sistema imunológico ataca os folículos pilosos, causando a queda dos fios em áreas arredondadas. Tanto homens quanto mulheres podem ser acometidos.
Alopecia traumática: é causada por danos físicos ou químicos ao cabelo, como tratamentos de cabelo agressivos, uso excessivo de secadores de cabelo e chapinha, ou mesmo traumas como queimaduras.
Tratamentos para calvície
Como dissemos antes, o tratamento para a calvície depende do tipo e causas subjacentes. Ou seja, a melhor abordagem a ser seguida em cada caso só pode ser definida após o paciente passar pela avaliação completa de um especialista no assunto.
Dito isso, vamos aos principais tratamentos que temos disponíveis hoje:
Medicamentos de uso tópico: a finasterida e o minoxidil são dois dos medicamentos mais indicados para prevenir a queda de cabelo e estimular o crescimento capilar, principalmente em quem possui calvície androgenética.
MMP (Microinfusão de medicamentos na pele): também envolve o uso de medicamentos específicos. Mas, neste caso, eles são aplicados por meio de micro agulhas diretamente nos locais onde precisam agir.
TRC (Terapia Regenerativa Combinada): é um tipo de tratamento que combina diferentes terapias, com o objetivo de estimular os folículos e as células produtoras de fios.
Transplante capilar: é considerado hoje o padrão ouro no tratamento da calvície. Aqui, o médico faz a retirada de fios de cabelo de uma determinada área do paciente, a fim de implantá-los em áreas calvas e permitir que o cabelo volte a crescer nesta região de forma natural.
Todos os tratamentos apresentados acima possuem as suas particularidades, incluindo contraindicações. Sendo assim, eles só devem ser iniciados mediante indicação médica.
Se a queda capilar é um problema que tem afetado a sua vida, o primeiro passo para resolvê-lo é buscar ajuda especializada. Caso queira saber mais, a equipe da Clínica Hair Group se coloca à disposição.
Contamos com avaliação e atendimento personalizado, feito por médicos tricologistas e cirurgiões especialistas. Mais informações no site: https://www.hairgroupmedical.com.br/
コメント