O termo pode até soar novo para alguns, mas a verdade é que a tricologia é um ramo da ciência que já existe há pelo menos um século e se dedica exclusivamente ao estudo dos cabelos e pelos corporais.
Sendo mais preciso, a tricologia é a área da medicina responsável por entender, diagnosticar, tratar e prevenir as mais diversas disfunções estéticas e patológicas relacionadas ao universo capilar.
Logo, os tricologistas (nome dado aos especialistas em tricologia) estão entre os profissionais mais indicados para investigar possíveis problemas capilares e para manter a saúde do cabelo, couro cabeludo e pelos dos pacientes sempre em dia.
Na maioria dos casos, a especialização em tricologia é feita por médicos dermatologistas (responsáveis pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas à pele).
Por que a tricologia é uma área tão importante?
Como dissemos acima, a tricologia trata diversas disfunções relacionadas ao cabelo e pelos corporais.
O que poucos sabem é que existem pelo menos 2.500 causas diferentes que podem desencadear problemas nesta frente. Obter o diagnóstico correto é fundamental para um tratamento efetivo e é justamente por isso que a tricologia é uma especialidade tão importante.
Entre as doenças que são estudadas e tratadas pela tricologia, uma das mais comuns certamente é a calvície, condição que afeta cerca de 42 milhões de brasileiros (sendo mais comuns em homens, a partir dos 30 anos).
Mas não para por aí. A tricologia também trata problemas como dermatite seborreica (mais conhecida como caspa), micoses, psoríase (doença crônica da pele), entre outras enfermidades.
Quando buscar a ajuda de um tricologista?
Agora que você já sabe o que é tricologia, deve estar se perguntando qual é o melhor momento para buscar um especialista nesta área, não é mesmo?
Bom, a primeira dica que temos para dar neste sentido é: você não precisa necessariamente identificar um problema relacionado à sua saúde capilar para agendar uma consulta, especialmente quando há histórico familiar. Afinal, o médico tricologista também atua na prevenção.
Ainda assim, essa especialidade é especialmente recomendada para pessoas que notarem sinais de problemas no couro cabeludo. Aqui, a agilidade faz toda a diferença: quanto antes você buscar ajuda, maiores são as chances de o tratamento ser mais simples.
Dito isso, confira alguns sinais que podem indicar problemas capilares e que, por isso, alertam para a necessidade de avaliação do tricologista:
Queda capilar (acima de 150 fios por dia, aproximadamente);
Mudanças no aspecto dos fios, como afinamento;
Diminuição de volume do cabelo;
Oleosidade excessiva nos fios;
Infecções ou inflamações no couro cabeludo, caracterizadas principalmente por coceira ou vermelhidão na região;
Caspa e/ou descamações decorrentes
Se você identificar um ou mais destes sintomas, não deixe de recorrer a um especialista. Além de observar os sinais, o tricologista também poderá solicitar exames específicos – tudo isso a fim de realizar o diagnóstico preciso do caso e recomendar o tratamento mais adequado para que você possa recuperar a saúde do seu cabelo.
A Clínica Hair Group Medical conta com um time de tricologistas, bem como uma infraestrutura moderna para lhe atender nesta frente. Clique aqui e conheça os tratamentos capilares que oferecemos!
Type your email…
Subscribe
Kommentare