O transplante capilar é uma solução cada vez mais popular para o tratamento da calvície. Mas, para que o resultado da cirurgia seja bem-sucedido, é importante que o paciente siga alguns cuidados específicos antes e depois do procedimento.
A partir de agora, vamos trazer mais detalhes sobre eles. Acompanhe!
Antes do transplante capilar
Se você está cogitando realizar o transplante capilar, então a primeira coisa que deve fazer é agendar uma avaliação junto a um especialista no assunto – incluindo médicos tricologistas, dermatologistas ou cirurgiões plásticos.
Essa consulta é necessária tanto para validar se você está apto para realizar a cirurgia, quanto para que você possa tirar dúvidas, entender todas as etapas do procedimento e se informar sobre os cuidados pré-operatórios.
Geralmente, as principais recomendações a serem seguidas antes do grande dia são:
Suspender temporariamente o consumo de substâncias que podem influenciar negativamente no procedimento, como o tabaco e bebidas alcoólicas;
Evitar a ingestão de comidas gordurosas na véspera da cirurgia e realizar jejum de 8 horas;
Informar a equipe médica sobre toda medicação de uso contínuo, para que seja possível avaliar os riscos de interação medicamentosa;
Relatar, antecipadamente, qualquer enfermidade que possa resultar no adiamento do transplante.
Depois do transplante capilar
Seguir as recomendações pós-operatórias à risca é determinante para a obtenção de um bom resultado. Por isso, nada de negligenciar as orientações da equipe médica sobre como cuidar do seu cabelo e do couro cabeludo durante o período de recuperação.
Um dos principais pontos de atenção nos primeiros dias que sucedem a cirurgia é evitar abaixar a cabeça ou fazer qualquer esforço. O ideal é dormir de barriga virada para cima, com a cabeça elevada, para evitar a formação de edemas e o atrito direto do travesseiro.
Além disso, também é importante tomar os medicamentos prescritos pelo médico para alívio das dores, fazer compressas de água fria na testa para aliviar o inchaço e usar os produtos recomendados para higienizar a região operada.
Outros cuidados incluem:
Usar uma toalha de banho exclusiva para secar a cabeça e trocá-la frequentemente;
Sempre lavar as mãos antes de colocá-la na cabeça;
Evitar calor intenso na região, bem como exposição solar;
Não usar chapéu ou boné apertados;
Evitar atividades físicas intensas até que seja liberado pelo médico.
Além de seguir as recomendações acima e entrar em contato com o seu médico caso surja alguma dúvida ou preocupação, também será necessária uma dose de paciência. Afinal, o processo de crescimento do cabelo após o transplante capilar leva um tempo.
Geralmente, o resultado final só pode ser observado dentro de aproximadamente 12 meses, que é quando os novos fios terão nascido por completo. Mas a boa notícia é que, além de natural, o resultado obtido por meio do transplante capilar se destaca por ser duradouro.
A Clínica HAIR GROUP MEDICAL é especializada em transplante e tratamentos capilares. Caso queira saber mais sobre nossas frentes de atuação ou agendar uma avaliação, fale com nossa equipe.
Comments