top of page
Foto do escritorhair group medical

Queda capilar: saiba qual médico procurar

Embora a queda capilar seja um problema comum, que afeta milhares de brasileiros de diferentes gêneros e idades, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre qual médico procurar quando os fios começam a cair de forma anormal.

Se esse também é o seu caso, fique tranquilo (a): ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender qual profissional é o mais indicado para tratar essa condição e quando, de fato, é preciso passar por uma avaliação. Boa leitura!

Quando a queda capilar é preocupante?

Antes de qualquer coisa, é importante explicar que nem toda queda de cabelo demanda preocupação. A maioria das pessoas perde de 100 a 150 fios de cabelo por dia, de forma natural.

Porém, quando esse número é ultrapassado e vem acompanhado pelo afinamento dos fios, surgimento de áreas calvas no couro cabeludo e/ou diminuição do volume capilar, é importante buscar ajuda especializada.

Quem procurar nessas situações?

Quando se trata de identificar a causa da queda de cabelo e indicar o melhor tratamento, é necessário buscar a avaliação de um médico especializado no assunto, como:

  1. Tricologistas (profissionais especializados na ciência que estuda os cabelos e o couro cabeludo);

  2. Dermatologistas;

  3. Endocrinologistas (são indicados quando a queda de cabelo é causada por alterações hormonais).

  4. Cirurgiões plásticos especializados em transplante capilar.

Se você notou algum dos pontos que citamos no tópico anterior ou qualquer outro sintoma que indique um problema capilar, incluindo coceira, descamação ou vermelhidão no couro cabeludo, é hora de recorrer a algum desses especialistas para entender melhor o que está acontecendo.

Tratamentos mais indicados nessas situações

A queda capilar excessiva pode ser desencadeada por diversos fatores, como estresse, danos térmicos, questões hormonais, traumas, distúrbios na tireóide, deficiência nutricional, entre outros. Sendo assim, os tratamentos tendem a variar bastante.

No caso da calvície causada por estresse, por exemplo, o quadro tende a melhorar significativamente quando esse estado de alerta diminui. Mas, em outras situações, costuma ser necessário tomar medidas mais específicas.

Entre as opções de tratamentos mais indicados, estão:

  1. Medicamentos de uso tópico: a finasterida e o minoxidil são dois dos medicamentos mais indicados para prevenir a queda de cabelo e estimular o crescimento capilar, principalmente em quem possui calvície androgenética.

  2. MMP (Microinfusão de medicamentos na pele): também envolve o uso de medicamentos específicos. Mas, neste caso, eles são aplicados por meio de micro agulhas diretamente nos locais onde precisam agir.

  3. TRC (Terapia Regenerativa Combinada): é um tipo de tratamento que combina diferentes terapias, com o objetivo de estimular os folículos e as células produtoras de fios.

  4. Transplante capilar: é considerado hoje o padrão ouro no tratamento da calvície. Aqui, o médico faz a retirada de fios de cabelo de uma determinada área do paciente, a fim de implantá-los em áreas calvas e permitir que o cabelo volte a crescer nesta região de forma natural.

Mais uma vez, vale reforçar: o tratamento mais indicado para você só pode ser prescrito por um especialista, após ele investigar a fundo a causa raiz do seu problema. Por isso, nunca tome nenhuma decisão antes de agendar uma consulta!

22 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page