top of page
Foto do escritorhair group medical

Reparação de cicatrizes: como o transplante capilar pode ajudar

Embora as cicatrizes sejam uma parte natural do processo de cura do corpo, muitas pessoas desejam encontrar maneiras de minimizar o impacto estético que elas podem deixar, especialmente quando se encontram em áreas muito visíveis, como o couro cabeludo.


Nesse caso, em específico, uma técnica tem se destacado por resolver a questão ao mesmo tempo em que melhora a aparência física e fortalece a autoconfiança dos pacientes. Estamos falando sobre o transplante capilar, cirurgia que revolucionou não apenas a reparação de cicatrizes, como também o tratamento para queda de cabelo.


Siga com a leitura para saber mais sobre o assunto!


O que causa cicatrizes no couro cabeludo?


Antes de falarmos sobre a reparação de cicatrizes, precisamos lembrar que elas podem resultar de diversos eventos, como:


  • Procedimentos cirúrgicos no couro cabeludo, como cirurgias de remoção de tumores ou reconstruções capilares;

  • Traumas na região do couro cabeludo, como cortes profundos, ferimentos por objetos cortantes ou lesões causadas por acidentes;

  • Queimaduras no couro cabeludo, causadas por fontes de calor, produtos químicos ou exposição prolongada ao sol;

  • Certas condições dermatológicas, como a alopecia cicatricial ou a foliculite decalvante, também podem resultar em cicatrizes no couro cabeludo devido à destruição dos folículos capilares.

É importante ressaltar que a gravidade das cicatrizes pode variar dependendo da causa e das características individuais de cada paciente. Por isso, as opções de tratamento devem ser discutidas caso a caso junto a um médico especializado.


Como o transplante capilar funciona para tratar cicatrizes


O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva que ficou mundialmente conhecida como uma das melhores opções de tratamento para a calvície. Porém, esse não é o único problema que o procedimento ajuda a resolver: ele também pode ser usado para reparar cicatrizes no couro cabeludo de forma eficaz.


A técnica de extração de unidades foliculares, conhecida como FUE, é frequentemente utilizada nesses casos. Isso significa que os folículos capilares são extraídos individualmente da área doadora, geralmente na parte de trás da cabeça, onde o cabelo é mais resistente à queda.


Após a extração das unidades foliculares, o cirurgião realiza a implantação dos folículos na área da cicatriz. Esses folículos capilares são cuidadosamente colocados na pele para recriar a aparência natural do cabelo.

Ao longo do tempo, os folículos capilares transplantados começam a crescer na área da cicatriz, cobrindo-a gradualmente e proporcionando um aspecto mais uniforme e natural ao couro cabeludo.


Como o transplante capilar utiliza os próprios folículos capilares do paciente, os resultados tendem a ser permanentes e o cabelo transplantado pode ser tratado e estilizado da mesma forma que o cabelo natural.

É importante notar que, em algumas situações, como quando a cicatriz é muito extensa ou complexa, pode ser necessária uma combinação de técnicas para um melhor resultado. Por isso, é fundamental consultar um cirurgião especializado em transplante capilar para uma avaliação individualizada.


Somente após considerar fatores como a extensão da cicatriz, a densidade do cabelo na área adjacente e a qualidade da pele circundante, é que é possível determinar a abordagem mais adequada.



8 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page