Você já deve ter ouvido falar que manter um cabelo saudável e bonito requer cuidados especiais. O que muitos não sabem é que cada estação do ano demanda cuidados ainda mais específicos, afinal, o cabelo tende a sofrer bastante com as mudanças climáticas.
Sabendo disso, no artigo de hoje vamos te contar tudo o que é preciso saber para manter as madeixas sempre lindas e saudáveis, independente da época. Boa leitura!
Verão
Na estação mais quente do ano, o excesso de sol, vento, mar e piscina são os principais vilões. Para manter a saúde dos fios durante o verão, os cuidados mais importantes são:
Hidratar os cabelos semanalmente, usando produtos específicos para cabelos ressecados;
Evitar exposição solar direta entre as 10h e 16h;
Usar chapéus, bonés ou lenços para proteger os cabelos dos raios solares. Além disso, você também pode utilizar produtos com protetor solar específicos para os cabelos;
Ao ir à praia ou piscina, usar produtos que protejam os cabelos do cloro e do sal. Lavar bem os cabelos após o banho de mar ou piscina também faz toda a diferença!
Outono
O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno. Nessa época, é importante preparar os cabelos para o clima mais frio que está por vir. Para isso, recomendamos:
Investir em hidratação, de preferência usando produtos com ingredientes naturais;
Cortar as pontas dos cabelos para eliminar as pontas duplas e ressecadas;
Proteger os cabelos do vento, a fim de evitar fios opacos e sem brilho. O uso de sprays fixadores e finalizadores podem ajudar nessa missão.
Inverno
No inverno, os cabelos sofrem mais com o frio e a falta de umidade. Para manter os cabelos saudáveis nessa época, é importante:
Usar toucas ou lenços para proteger os cabelos do frio;
Evitar usar água muito quente para lavar os cabelos, pois isso pode ressecá-los ainda mais;
Evitar o uso excessivo de secadores e chapinhas, tendo em vista que eles podem danificar ainda mais os fios;
Checar os níveis de vitamina D e avaliar, junto ao médico, a necessidade de reposição.
Primavera
Por ser uma estação marcada por temperaturas mais amenas, os cuidados a serem adotados na primavera costumam ser mais tranquilos. Nas regiões mais quentes, recomenda-se adotar as mesmas orientações do verão.
Vale pontuar que, independentemente da estação, é fundamental estar atento aos sinais que podem indicar que há algo de errado com a sua saúde capilar. Entre eles, estão:
Descamação, vermelhidão e coceira no couro cabeludo;
Queda excessiva de cabelo (ou seja, acima de 150 fios por dia);
Surgimento de manchas branca, castanhas, amareladas e rosas na região capilar;
Surgimento de falhas no couro cabeludo;
Afinamento dos fios, especialmente no topo da cabeça;
Diminuição do volume capilar.
Nesses casos, é imprescindível buscar a ajuda de um especialista na área com urgência, como dermatologistas e tricologistas.
Comments